Pouco mais de um ano e meio após lançamento do iPad, a combinação dos tablets com conteúdo noticioso dá sinais de êxito. Estudo do Pew Research Center mostra que a leitura de notícias ocupa o posto de principal função do aparelho, ao lado da leitura de e-mail. Segundo o levantamento, 53% dos usuários de tablet nos EUA acompanham notícias diariamente. O uso diário para a leitura de e-mails abrange 54% do total. O nível de leitura aumentou no dispositivo móvel.
Cerca de 30% dos usuários responderam dedicar mais horas para as notícias do que dedicavam antes. Igual percentual afirmou buscar mais fontes de notícias do que costumavam utilizar. Contrariando previsões, textos longos despertam interesse similar às manchetes na leitura de notícias.
Os aplicativos jornalísticos ainda representam 30% do consumo de notícias, mas reúnem leitores ávidos por conteúdo, que apresentam tempo de uso, número de fontes pesquisadas e acesso diário acima da média. O tablet favoreceu a leitura casual. Nove em cada dez usuários habituados a textos longos afirmaram ter lido notícias que não procuravam.