O dia a dia do empregador costuma ser bastante corrido, porém engana-se quem pensa que é perda de tempo reservar espaço na agenda para conhecer gente nova, rever pessoas e estreitar laços de negócios. Networking é investimento. Quando bem feito, abre inúmeras portas. Amplia a possibilidade de conseguir recursos e mão de obra qualificada.
A empresa se torna mais conhecida e aumentam as chances de resolver problemas que surgem ao longo da trajetória porque fica mais fácil conseguir ajudar, diz Renato Fonseca, gerente da unidade de gestão estratégica do Sebrae -SP. Ele reconhece, entretanto, que nem sempre o empresário sabe fortalecer conexões estabelecidas em cursos, workshops e feiras. “Não adianta trocar cartões em eventos ou ter muitos contatos no Linkedin ou no Facebook e só procurá-los caso surja algum interesse. Networking pressupõe confiança e vínculo constante”, diz. Para Leonardo Frade Maciel, gerente da Endeavor Paraná, é importante ter ética. “Jamais passe dados de um contato para terceiros sem antes falar com a pessoa. Tem muita gente que detesta ser demandada por quem não conhece.
Outra dica é não ser inconveniente. Não entre no meio de conversas, não fale além da conta, evite tratar de assuntos polêmicos e nunca faça comentários negativos. Se quiser puxar conversa, fale sobre temas abordados no dia ou sobre notícias relevantes da semana. Procure criar empatia genuína. Seja com elogios sincero ou até mesmo por e-mails com novidades sobre cursos ou artigos interessantes. Todo mundo gosta de ser lembrado”, afirma Maciel.