É possível fazer um arranjo melhor entre o que se espera do trabalho e o que ele pode dar.
1. ONDE ESTÁ O PROBLEMA
Localize a fonte da insatisfação. Ela pode estar numa pessoa ou atividade e não na empresa toda. Aí, fica fácil imaginar como corrigir o que está errado.
2. O QUE ME MOTIVA
Um engano comum é achar que a única fonte de motivação no trabalho é o dinheiro.
O estudioso Daniel Pink propõe outras três: busca de excelência, propósito e autonomia. Encontre as suas.
3. EM BUSCA DA SOLUÇÃO
Acostume-se a confrontar os problemas. A solução pode incluir falar com o chefe imediato, colegas, área de recursos humanos ou outra empresa.
4. ESPERANÇA NA MEDIDA
Adapte-se às expectativas.
Em vez de sonhar em ser presidente da empresa, defina quais as perspectivas que o atual emprego oferece e o esforço necessário para alcançá-las.
5. O QUE PENSAR
Se for a hora de mudar de trabalho, escolha um melhor que o atual - isso inclui pensar não só em salário, mas também em clima, expectativas e responsabilidades na nova empreitada. Fonte: Jessica Pryce-Jones, Carina Bundin, Ingrid Ozols. Deyse Carnaval, Izabel Almeida