A Apas (Associação Paulista de Supermercados) desenvolveu um novo modelo de código de barras que impossibilitará a venda de produtos fora do prazo de validade. A iniciativa, que deve começar a ser utilizada em 2013, prevê a instalação de um software nas balanças e nos caixas dos supermercados. Quando o cliente chegar ao caixa, a tecnologia acusará que o produto está vencido. Hoje, o controle é manual, o que acarreta em mais produtos vencidos nas prateleiras dos supermercados.
Em pesquisa feita nos últimos 40 dias, 56,2% dos estabelecimentos registraram reclamações sobre mercadorias fora do prazo de validade.
As principais ocorrências são de alimentos perecíveis (35,6%) e produtos de mercearia (27,7%).
O novo tipo de código de barras, que é desenvolvido com a empresa de balanças Toledo, também facilitará o controle de vendas dos supermercados do país.O sistema mostrará quantos itens foram vendidos de cada lote. Os estabelecimentos saberão o que está dentro da loja, mesmo que o consumidor tenha pegado e deixado em outra prateleira.