Revista O Empresário / Número 124 · Outubro de 2008
Observe essas dicas:
1. Antes de começar a escrever um e-mail, pergunte a si mesmo “que resultado desejo obter com essa mensagem?” Ou “o que desejo que o leitor faça?” Inicie seu e-mail com a informação que levará o leitor a fazer o que você deseja.
2. Deixe as explicações ou justificativas para segundo plano. Seja sintético, procure explicar-se resumidamente, sem entrar em muitos detalhes. Escreva o que é essencial e da maneira mais simplificada possível.
3. Evite o uso de termos técnicos, expressões ou siglas que podem não ser conhecidos pelo destinatário da mensagem. Caso seja necessário usá-los, explique o que significam.
Lembre-se de que vivemos em um mundo globalizado que gira em alta velocidade. A agilidade na troca de informações tem de acompanhar esse ritmo e, por isso, as mensagens devem ser objetivas, claras e precisas. Se o e-mail é longo ou confuso, quem o recebe não entende direito e manda uma pergunta, e aí, você manda uma resposta.... e enquanto se fica nesse pingue-pongue, nada acontece.