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Revista O Empresário / Número 124 · Outubro de 2008



PLANEJAMENTO

Antes de sair atrás do dinheiro e do ponto comercial, coloque suas idéias no papel. Só assim você terá uma visão real das necessidades e da própria viabilidade do negócio. O objetivo é definir o modelo de receita, ou seja, saber em detalhes como você vai ganhar dinheiro com a empresa. Para isso é preciso montar um plano de negócio. O famoso” business plan”.

*Comece fazendo uma descrição da empresa em seu mercado de atuação: tipo de produto ou serviço a oferecer, perfil dos potenciais clientes e análise da concorrência.

Inclua os prováveis gastos com instalações e contratações. Em seguida, abra uma planilha detalhada de custos fixos e variáveis. Faça um previsão de receita (quanto você espera ganhar) com base na média diária de produção e atendimento, margem de lucro rentabilidade do setor (esses valores você descobre conversando com quem já é do ramo).

*Some os gastos com os ganhos e veja o que sobra. Se der positivo, legal, sua empresa, já pode sair do papel.

OBSERVE ESSAS RECOMENDAÇÕES

* Saiba que as pessoas pagam mais por qualquer coisa que lhes economize esforço físico, tempo e deslocamento. Portanto, crie ou adapte seu negócio a essas necessidades.

* Para criar inovações, pense naquilo que pode substituir, modificar ou melhorar, como matérias-primas, embalagens, canais de venda.

* Certifique-se de que você dispõe de capital de giro para manter o negócio até ele começar a dar lucro

* Cuidado ao vender a prazo! A inadimplência é tanta que quem vende àquele que não pode pagar vai ter prejuízo.

* Cuide da saúde. Afinal, para conseguir trabalhar 10, 12 horas por dia, você precisa estar em forma.

* Tenha um plano B (e uma poupança pessoal) para os tempos de vacas magras, quando as vendas caem.

* Treine também seus empregados, para que eles sejam ágeis e eficientes.

* Cuidado com a “economia porca”! Ou seja, achar que você pode economizar em tudo, da matéria-prima à segurança é uma política suicida.

* Não viva somente de indicações ou de clientes amigos. A propaganda, como diz o ditado, é a alma do negócio.

* Leia muito, mas, para não perder tempo, seja seletivo com relação ao tipo de informação. Leituras técnicas sobre o setor em que atua e sobre gestão empresarial são vantajosas.

* Veja tevê por assinatura.Esse ato simples ajuda a ampliar suas informações técnicas e gerencias sem sair de casa. Há uma série de documentários dedicados à difusão do conhecimento que podem ajuda-lo a ter boas idéias e adotar novas condutas.

* Faça “benchmarking”, ou seja, siga os bons exemplos.Você faz isso conhecendo os grandes do seu setor, os produtos ou pessoas que são referência nele. Se achar o melhor do mercado é um convite ao fracasso.
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