Revista O Empresário / Número 124 · Outubro de 2008
Como faço para pedir portabilidade?
Escolha para qual operadora pretende migrar e ligue para a central de atendimento. Você terá um número de protocolo com a data e a hora de transferência.
Qual é o prazo para que meu número seja portado?
No máximo, cinco dias após a emissão do protocolo. A tolerância é até duas horas após o horário definido como limite.
Pagarei sempre que pedir portabilidade?
Sim, caso a operadora cobre pelo serviço.Telefônica, Claro, Oi e Vivo já anunciaram a isenção da taxa de R$ 4.
Posso desistir da portabilidade?
Sim, desde que a desistência ocorra em até dois dias.
Meu aparelho vai funcionar na outra operadora?
Nem sempre. Na dúvida peça o desbloqueio do aparelho. O serviço é gratuito.
Tenho dívidas com minha operadora.
Posso fazer a portabilidade?
Sim, mas terá de negociar seu caso antes de deixá-la.
Posso sofrer restrições se decidir voltar para uma operadora que deixei, sem pagar minha dívida?
Sim. A operadora é obrigada a fazer a portabilidade, mas poderá oferecer um plano básico para se precaver de um novo calote.
Faço a portabilidade se tenho um plano que me concedeu um aparelho subsidiado?
Nada impede de mudar de operadora e carregar seu número. O problema é que você terá de negociar como operadora como vai pagar o aparelho e a multa pelo rompimento do contrato com sua operadora.
Para quem eu reclamo se meu número não for portado no prazo?
Primeiro para a operadora responsável pela portabilidade. Você também pode reclamar para a Anatel, pela Internet (www.anatel.gov.br)ou telefone (0800-332001).