Revista O Empresário / Número 124 · Outubro de 2008
As vendas de produtos para cabelos no Brasil crescem quatro vezes mais que a média mundial - e devem permanecer nesse ritmo pelo menos até 2010. “Cabelo no Brasil é arma de sedução”, diz João Carlos Basilio da Silva, presidente da Abiphec. O Brasil teve desempenho fantástico nessa categoria em 2007.
Enquanto o mercado mundial cresceu 5,7%, o Brasil obteve um aumento de 25,8%. Segundo ele, as brasileiras são as que mais tingem os fios: o indíce de penetração de tinturas entre o público feminino chega a 98%, um recorde mundial. Mas há espaço para crescer.
"Aqui no Brasil os consumidores de tinturas pintam os cabelos a cada três meses, enquanto prazo ideal seria um mês e meio, o tempo médio que as raízes do cabelo levam para crescer”, diz Juliana Azevedo, diretora da Marketing da P&G, Beuty. Segundo a executiva, o Brasil supera gigantes como Estados Unidos e China em vendas de produtos pós-xampu. “A maioria dos brasileiros, cerca de 62%, lavam os cabelos mais de cinco vezes por semana”diz Juliana. “De todos os condicionadores e cremes pós-xampu vendidos no mundo, 12% são vendidos no Brasil”