Revista O Empresário / Número 124 · Outubro de 2008
CREDIBILIDADE
É como o empregado vê o seu líder. Exige:
=>comunicação clara e transparente.
=>integridade gerencial e consistência da liderança.
IMPARCIALIDADE
É o “jogo limpo”, com regras claras para evitar a politicagem e apoiar a celebração da diversidade. Exige:
=>equilíbrio entre remuneração e trabalho.
=>ausência de favoritismo.
=>mecanismo para denunciar injustiças.
=>ausência de discriminação (o que não impede práticas com enfoque nas mulheres).
=>disseminação da ética.
CAMARADAGEM
É o modo como o funcionário se relaciona com as pessoas à sua volta
e com o seu ambiente de trabalho.Exige:
=>hospitalidade e criação de intimidade.
=>comemorações e celebrações.
=>sentimento de pertencer à uma comunidade.
RESPEITO
É como o funcionário acha que é percebido por seus líderes. Exige:
=>criação de oportunidades para crescimento profissional (até para desenvolver habilidades de liderança).
=>ambiente de trabalho adequado.
=>reconhecimento por trabalhos bem-feitos.
=>envolvimento em decisões relevantes.
=>respeito pelo indivíduo (benefícios especiais e personalizados).
ORGULHO
É o sentimento de recompensa por pertencer à equipe, é como cada um percebe a diferença que sua contribuição faz para a empresa. Exige:
=>sentimento de que o trabalho de cada um é especial.
=>reconhecimento explícito do líder e de seu time quando há conquistas da equipe.
=>admiração pela habilidade da empresa de suprir as necessidades do cliente e de servir a comunidade em redor (imagem, reputação e responsabilidade social da companhia).