Revista O Empresário / Número 124 · Outubro de 2008
Promoções fazem bem ao seu negócio, atraem clientes e dão lucros, desde que feitas da forma correta. Daremos a seguir dicas muito importantes para fazer uma promoção bem sucedida:
1.Tenha sempre em mente um objetivo a ser atingido.
“Não há bons ventos para quem não sabe para onde vai”. Se não temos um objetivo claro e bem definido, estamos contando apenas com a sorte. Exemplos de alguns objetivos possíveis:
*Desovar estoques encalhados.
*Trazer 200 novos clientes a minha loja.
*Aumentar o meu ticket-médio de vendas em R$ 10,00 por cliente.
2.Toda promoção precisa ter um prazo definido de tempo.
Assim , podemos incentivar os clientes a comprarem conosco durante um período definido. Sem uma data de início e fim não criamos a necessidade das pessoas virem. Também perdemos a credibilidade em relação à vantagem da nossa oferta. Exemplo de alguns períodos promocionais possíveis:
*Duas semanas.
*Todas as terças-feiras.
*Somente no almoço.
3.Toda promoção precisa estar de acordo com o posicionamento da sua empresa ou da marca que você representa.
A promoção precisa respeitar o posicionamento da sua empresa. Se você vende produtos de grife para um público de alto poder aquisitivo não pode fazer” UMA MEGA LIQUIDAÇÃO” ou “TUDO A PREÇO DE BANANA”, no máximo faça um “OFF”. Exemplos de alguns nomes promocionais possíveis:
*Liquidação
*Queima total
*Sale
4.Toda promoção precisa estar integrada a um planejamento anual.
Se fizermos muitas liquidações por ano, os clientes deixam de comprar nos períodos normais e só aparecem nas liquidações, o que pode dar uma imagem ruim para sua empresa e reduz seus lucros. Exemplo de alguns nomes promocionais possíveis:
*Mês.
*Semanas.
5.Aproveite e participe das boas épocas do calendário varejista anual.
Não perca as oportunidades. Prepare-se para o NATAL, DIA DOS NAMORADOS, VOLTA ÀS AULAS, etc. Exemplo de alguns nomes promocionais possíveis:
*Páscoa.
*Eventos da minha cidade (padroeira, aniversário).
6.Toda promoção precisa ser medida para sabermos se foi bom ou ruim.
Há promoções que aumentam o faturamento, mas dão prejuízos, pois são caras para serem lançadas, dão descontos excessivos e não trazem bons resultados, mesmo aumentando o faturamento. Coloque numa planilha todos os custos inseridos na promoção. E boas vendas!
(Ulysses Reis coordenador do MBA DE Gestão de Varejo da FGV)