Revista O Empresário / Número 102 · Novembro de 2006
Nenhum conflito pode ser resolvido sem comunicação. Portanto, aprender a falar e a ouvir é fundamental para que a comunicação seja eficiente. Ela depende de habilidades como:
* Congruência: ao falar, suas palavras, gestos, tom de voz e ações devem transmitir a mesma mensagem. A congruência aumenta as chances de ser escutado, porque gera uma informação coerente e sincera
*Assertividade: não seja agressivo ao apresentar seu ponto de vista a um interlocutor, e respeite a visão do outro. Em situações de conflito isso é importante para que o outro, em vez de se preocupar em se defender de alguma colocação sua, preste atenção no que você tem a dizer, nos seus argumentos
*Empatia: cria-se empatia com o outro ao transmitir respeito, ao se comunicar com palavras, gestos e tom de voz. Mesmo que você se sinta prejudicado, traído, injustiçado por alguém, na hora de esclarecer os fatos, seja sempre educado e respeitoso
*Descrição do conflito: descreva os fatos de forma simples e objetiva, usando palavras que denotem respeito pelo interlocutor e que não dêem margem a ambigüidades. Evite gerar suposições sobre suas atitudes ou palavras. ao exprimir sentimentos, assuma as sensações. Não interprete as razões das atitudes dos outros
*Acordo: especifique as mudanças desejadas de maneira clara. Verifique se o acordo é possível, levando em conta todos os impedimentos.