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Revista O Empresário / Número 102 · Novembro de 2006



Você pode até tentar, mas terá dificuldades em conversar com outra pessoa ao telefone omitindo sua reação. Se a sua expressão é de alegria e emoção, a entonação de voz transmitirá exatamente estas características. Em uma situação inversa, se a sua demonstração é de insegurança, tristeza e descontentamento, a outra pessoa ao telefone também perceberá seu estado emocional.

CUIDADO COM ESTES COMPORTAMENTOS:

Entonação - Informar um cliente que seu crédito não foi aprovado ou que o produto adquirido não será entregue no prazo combinado utilizando uma voz alegre pode causar desconforto, irritação e maior descontentamento. O ideal é adequar a entonação conforme as situações, usando de empatia e compreendendo a notícia que será transmitida.

Hábitos- Cuidado ao falar ao telefone utilizando hábitos irritantes, por exemplo, mascar chicletes, cobrir o telefone para conversar com um colega de trabalho ou ainda se comunicar usando gírias. Quando for preciso se ausentar do telefone para fornecer uma resposta, crie o hábito de perguntar ao cliente se ele prefere aguardar na linha ou receber uma ligação posteriormente. Esta atitude demonstra respeito e profissionalismo.

Cordialidade- Nada mais desagradável perceber que há falsidade na saudação de um “bom dia, boa tarde, estamos à sua disposição”. Não seja uma pessoa que utiliza frases prontas e um atendimento mecanizado, mas um profissional que transmite emoção em receber uma ligação, com cordialidade, energia e motivação. O sorriso espontâneo, mesmo ao telefone, demonstra bem-estar e segurança para quem está conversando com você.

Caso tenha alguma dúvida que ao se comunicar pelo telefone demosntramos nossa emoção pela voz, fique parado diante de um espelho e faça uma aparência de nervoso, irritado, triste e tente falar com uma entonação alegre. Lembre-se que a voz pode transmitir a expressão facial que estamos fazendo. A alegria atrai mais alegria e um sorriso ao atender uma ligação telefônica pode ser a diferença para espantar o baixo-astral.
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