Revista O Empresário / Número 102 · Novembro de 2006
WiMax vem da sigla em inglês para interoperabilidade mundial para acesso em microondas. O nome soa complicado. A tecnologia, nem tanto. Ao dispensar o uso de fios, ela simplifica e barateia a infra-estrutura de transmissão de dados em alta velocidade, em áreas rurais e metropolitanas. Hoje, a tecnologia oferece comunicação sem fio, mas se o usuário estiver em um lugar fixo. Os fornecedores estão prometendo, para 2007, o uso da rede em movimento, como em automóveis, por exemplo.
A rede WiMax funcionará com princípio semelhante ao da telefonia celular. É formada por antenas instaladas no topo dos edifícios, que oferecem conexão à internet por meio de rádio frequência. Cada uma delas pode fornecer sinal num raio de até 50 quilômetros.
Funciona da seguinte maneira: o backbone de transmissão de dados das operadoras liga-se às centrais telefônicas. Delas, saem cabos que se conectam às antenas. Estas, por sua vez, distribuem o sinal pelo rádio, sem fio.
Como esta transmissão é feita pelo ar, não existe a necessidade de ter uma rede capilarizada chegando à porta de todos os clientes. Isto reduz drasticamente a necessidade de investimentos.