Revista O Empresário / Número 102 · Novembro de 2006
Estudos comprovam que as cores têm influência direta no comportamento humano de acordo com as sensações que transmitem, e isso faz sentido também numa vitrine. Com o uso das cores em vitrines, é possível criar efeitos, destacando e valorizando mercadorias.
As chamadas cores “quentes” são ativas e sugerem vida, ação e calor. Variam do vermelho ao amarelo na roda das cores. As “frias” são passivas e denotam calma, elevação e dignidade. Variam do verde ao violeta na roda das cores. Todas elas apresentam alguns aspectos psicológicos interessantes:
Vermelho- aumento de volume, de peso e de calor. É estimulante, dominador, excitante, agressivo. Lembra atividade, força, poder, paixão.
Laranja - aumento de volume e impressão de calor. Estimula o sistema nervoso, convida à ação e ao esforço. Lembra luz, ação, vida.
Amarelo - aumento de volume e impressão de calor. A mais luminosa das cores. Estimula o sistema nervoso, convida à ação e ao esforço. Lembra luz, ação, vida.
Verde - impressão de frescor e limpeza. Acalma e dá sensação de paz. Lembra vegetação, esperança, juventude.
Azul - dimuiução de peso e impressão de frescor. Repousa, acalma e revigora. Lembra descanso, recolhimento, equilíbrio.
Violeta - diminuição de volume e sensação de frio.
É mística, melancólica, fria. Lembra profundidade, instrospecção, distanciamento, religiosidade.
Branco - aumento de volume. Lembra pureza, leveza, limpeza, delicadeza.
Preto - aumento de volume. Lembra elegância, sobriedade, austeridade.
Cinza - neutralidade, distinção.
Sobre a quantidade de cores em uma vitrine, o ideal é não ultrapassar a utilização de cinco cores predominantes, para que não haja uma poluição visual. Exceto em épocas específicas como o Carnaval ou em temas ligados a crianças, quando se torna até vantagem abusar das cores.