Revista O Empresário / Número 169 · Agosto de 2012
Se possível, tente resolver o problema de seu cliente sozinho. No entanto, há momento em que é preciso envolver outra pessoa ou departamento, pois o cliente pode ter ligado para a pessoa errada. Quando for preciso transferir a ligação, utilize estas diretrizes:
* Explique que precisa transferir o cliente e por qual razão.
Por exemplo: “A Sra. Guimarães trabalha no escritório do Rio de Janeiro. Vou transferi-lo”.
* Verifique se o cliente não se importa em ser transferido. Se ele não quiser ser transferido por alguma razão. Ofereça-se para obter as informações necessárias e retornar a ligação.
* Se o cliente não se incomodar em ser transferido, prossiga.
Há duas coisas que precisam ser feitas nesse momento. Primeiro, diga que a ligação está sendo transferida, mas, caso a ligação caia, dê ao cliente o número e o nome da pessoa. Depois, permaneça na linha até que o colega solicitado atenda. Apresente o cliente, explique rapidamente o problema e saia da conversa.