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Revista O Empresário / Número 169 · Agosto de 2012



1. Evite dizer “posso ajudar?”
O problema é que quando os vendedores, atendentes e balconistas nos perguntam: “posso ajudar?” quase que automaticamente respondemos: “Não obrigado, estou só dando uma olhadinha”. Isso acontece porque os primeiros segundos de uma abordagem são fundamentais, podendo abrir ou fechar as portas para as vendas. É como diz o ditado popular: “O que começa errado acaba errado”. O que falar, então? A vivência nos provou que a melhor maneira de abordar um cliente quando ele entra em seu estabelecimento para comprar é cumprimentar, dizendo com um sorriso sincero no rosto: “Muito bom dia, seja bem-vindo!” ou “Muito bom dia, fique à vontade!” Sorria com a alma, não apenas com o rosto, você precisa transpirar simpatia e fazer com que o cliente sinta que realmente gosta dele, não deseja seu cartão de crédito.

2. Não fique igual a uma sombra
Poucas coisas nos irritam como quando entramos em uma loja para olhar algum produto e o vendedor fica grudado em nós. Portanto, respeite o espaço e a liberdade, deixe o cliente sentir-se à vontade.

3. Fique atento
Não confunda deixar o cliente à vontade com tratá-lo com descaso. Preste atenção na linguagem corporal dele e, ao menor sinal de dúvida ou interesse, apareça como um raio ao lado dele dizendo: “Pois não!”. E não se esqueça do sorriso sincero.

4. Troque o verbo “comprar” por “usar”
O especialista Stephan Schiffman afirma que se torna mais fácil vender quando ao cliente falamos a palavra “usar” em vez de “comprar”, pois “comprar” faz o cliente lembrar de quanto custa o produto ou serviço e a palavra “usar” leva-o a pensar no benefício, no uso.

5. É mais fácil vender colocando o benefício em primeiro lugar.
Em vendas não existe mágica, tudo é uma relação de causa e efeito. Reflita sobre seus gestos e atitudes, aumentando suas vendas.
Fonte: César Frazão, especialista em Técnicas de Vendas e Motivação.
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