Revista O Empresário / Número 169 · Agosto de 2012
A melhor maneira de perder seu lugar no mercado é continuar investindo na concorrência. Não estranhe! Investimos muito mais na concorrência do que imaginamos.
Todo erro que cometemos ou acerto que adiamos é um forte investimento. Fazemos isso quando falhamos no atendimento, quando deixamos de vender (afinal, não existe venda perdida; aquela que você não fez, alguém fará no seu lugar) e quando não desenvolvemos a melhor estratégia.
Toda vez que não investimos corretamente no nosso negócio, estamos investindo indiretamente no concorrente. Muitos varejistas reclamam do custo de investir no treinamento de seus funcionários e esquecem que não investir em treinamento significa um custo muito maior: o de perder clientes. Outros acham caro investir em propaganda, sem perceber que mais caro é ser esquecido ou menos lembrado pelos clientes.
Em primeiro lugar, investimento não é custo. Um investimento corretamente realizado sempre apresentará retorno. Em segundo lugar, os maiores custos que existem em um negócio não são os que aparecem nas planilhas e balanços, são custos que não passam pelas mãos dos contadores.
Os maiores custos de um negócio são os decorrentes de erros estratégicos. Tudo o que você está fazendo no seu negócio se torna, automaticamente, um “espaço em branco” a ser preenchido por seus concorrentes.
O cliente que você não encanta, como qualquer pessoa cujas expectativas foram frustradas, vai buscar sua satisfação em outras fontes: seus concorrentes. Portanto, antes de reclamar de como estão os negócios, aja com sabedoria e pare definitivamente de investir na concorrência. (Carlos Hilsdorf)