Revista O Empresário / Número 169 · Agosto de 2012
1. As metas devem ser ousadas, mas alcançáveis.
2. Todos podem ganhar. Não premie somente os três primeiros colocados. Estabeleça metas individuais, pois pode ocorrer de alguns dos seus vendedores se superarem, mas ainda não conseguirem chegar entre os primeiros.
3. Cuide para não mexer tanto na carteira de cliente dos vendedores.
4. Defina claramente os critérios de pontuação e verifique se todos entenderam.
5. Defina também critérios de punição caso ocorra a tentativa de burlar as vendas, como pedidos cancelados e outras artimanhas.
6. E, se esse plano funcionar, as demais áreas da empresa estão preparadas? Que tal uma meta global que, caso seja alcançada, todos da empresa ganham um bônus?
7. Premie “o cara”. Ele pode até não ser da equipe de vendedores.
8. Faça da cerimônia de premiação uma celebração. Tem de ser marcante na vida da empresa e dos ganhadores.
9. Analise os resultados dos mais fracos (pessoas e áreas) e faça o que tiver de ser feito, começando por requalificá-los com um treinamento adequado.
10. Seja justo e generoso, pois, assim, todos sentirão orgulho da empresa em que trabalham. (José Teófilo Neto)