Revista O Empresário / Número 169 · Agosto de 2012
Cerca de 35% das famílias brasileiras endividadas dizem ter um saldo de débitos superior ao dobro da renda domiciliar total. O dado consta de levantamento mensal sobre expectativas da família, feito em 3.810 domicílios em 200 municípios brasileiros.
A pesquisa mostrou leve alta no número de famílias endividadas em junho, para 47% da amostra, ante os 46,5% apurados em maio. O valor médio da dívida registrou queda de 10,6%, para R$ 4.943,88.
A cifra não inclui os compromissos com financiamento imobiliário. Perto de 14% dos endividados estão no caso mais extremo, com um saldo de débitos mais de cinco vezes maior ao valor dos ganhos. A maior parte do grupo com dívida (41,90), contudo, afirma que o saldo é inferior à renda total do domicílio.
Ainda de acordo com o levantamento, cerca de 30% das famílias endividadas disseram estar com as contas em atraso. Dessa fatia, cerca de 30% alegam não ter condições de pagar as faturas vencidas. As respostas sobre endividamento compõem, junto com dados sobre outros quatro subitens, o índice de expectativa das famílias, que em junho mostrou avanço de 1,5 pontos, para 68,5. Pontuações entre 60 e 80 pontos significam otimismo.