Quanto de inteligência você acha que tem? Seus estudos estão corretamente direcionados? Pois saiba que não é só o QI que determina as competências na vida acadêmica e profissional. Você pode se surpreender se fizer uma análise mais detalhada da qualidade de sua inteligência. O professor e médico Maurício Peixoto, líder do Grupo de Aprendizagem e Cognição da UFRJ, desenvolveu um teste que ajuda cada um a descobrir habilidades e deficiências mais marcantes.
A pesquisa divide os perfis das pessoas em sete grupos: os de inteligênica lingüistica, lógico-matemática, visual-espacial, musical, corpóreo-cinestésica, interpessoal e intrapessoal . “Ninguém é burro. Todos nós temos um pouco de cada inteligência mas o resultado geralmente aponta para um ou dois tipos mais presentes”, afirma o professor, frisando que o teste apenas indica uma tendência. Só um profissional especializado é capaz de dar o diagnóstico mais correto.
* Para cada frase, dê pontos, de acordo com o quanto você as considera adequadas a seu perfil: “ eu não sou nada parecido com essa descrição”. (0) “ sou um pouco parecido” (1)“Sou bem parecido” (2),“a frase me descreve com perfeição” (3)No fim, some os pontos de cada um dos sete grupos. As maiores pontuações descrevem o (s) seu(s) tipo(s) de inteligência.
TIPO A
( ) aprendo facilmente com livros e textos diversos
( ) entendo bem o que as pessoas me dizem. Elas também me entendem com bastante facilidade
( ) tenho boa memória para trivialidades
( ) para mim, é importante que existam regras
TIPO B
( )tenho facilidade com cálculos
( ) gosto de usar o computador
( )gosto de resolver charadas
( ) sou organizado
TIPO C
( ) leio com facilidade mapas, esquemas e diagramas.
( ) tenho memória fotográfica
( ) crio com meus pensamentos imagens muito vívidas
TIPO D
( ) sei de tudo o que acontece, pelos sons que ouço
( ) lembro bem mais o que o professor diz do que o que ele escreve
( ) emociono-me com facilidade com as melodias de músicas
TIPO E
( ) preciso praticar para entender melhor um assunto
( ) tenho facilidade para perceber o ambiente físico
( ) gosto de praticar esportes, de representar, dançar ou de tocar algum instrumento.
( ) não suporto as aulas longas. Preciso de várias interrupções
TIPO F
( ) gosto de trabalhar em grupo
( ) sou bom para ajudar a resolver conflitos
( ) comunico-me bem, compreendo facilmente situações sociais
TIPO G
( ) sou automotivado
( ) conheço muito bem minhas qualidades e limitações
( ) tenho intuição desenvolvida, embora nem sempre valorizada
( ) respeito muito os objetivos e valores dos outros.
RESPOSTA DO TESTE
A DESCRIÇÃO DE CADA TIPO DE INTELIGÊNCIA
TIPO A - lingüística: A palavra é o fundamental. Quem tem esse tipo de perfil tem talento com as linguagens escrita e falada, seja para compreender ou para se expressar. Próprio de redatores, professores e conferencistas.
TIPO B - lógico-matemática: Talento para o raciocínio, a investigação, caracterizado pela facilidade em lidar com númeors. Pode ajudar tanto a advogados quanto a contadores.
TIPO C- visual-espacial: Coisa de quem sabe lidar com a imagem seja para decodificá-la rapidamente, seja para conseguir visualizá-la mesmo que não esteja impressa.
TIPO D - musical: Tem facilidade para identificar sons. Pode ser um talento musical ou um engenheiro de som. É como se a pessoa enxergasse através dos sons.
TIPO E - corpóreo-cinestésica: O corpo é a ferramenta, o instrumento, ou seja, o contato físico é básico. O que vale para atores, atletas e para mecânicos, que usam a habilidade para fazer consertos.
TIPO F - Interpessoal: É bom em se relacionar com as pessoas: conhece bem o outro e sabe como tirar de cada um o que precisa. Característica de líderes, gestores, relações públicas.
TIPO G - Intrapessoal: É o tipo de pessoa que se conhece muito bem(seus limites e possibilidades), tendo capacidade de automotivação. Reservada, ela também é considerada um bom ouvinte (próprio de psicólogos, gurus e filósofos).