Mostrando produtos com a ajuda da internet ou negociando diretamente com os lojistas, os produtores de artesanato têm encontrado um mercado promissor nas lojas de decoração. Redes apostam cada vez mais neste segmento, que tem como forte característica a exclusividade das peças. Outras, se especializam na venda de matéria-prima para os artesãos.
A melhor maneira de vender a produção, principalmente para quem está começando e não é conhecido no mercado, é procurar lojas menores, que querem novidades. A possibilidade de vender o trabalho é maior do que numa outra em que o artista tenha que expor sua peça em meio a centenas de produtos. Quase sempre, artista e revendedor entram em acordo para deixar as peças em consignação.
Nydia Melo, gerente de marketing da African Artesanato, que vende produtos para esses profissionais, conta que o mercado movimentou R$ 28 bilhões em 2005. Ela diz que, no Brasil, 8,5 milhões de pessoas vivem do artesanato.
É um mercado em crescimento, com boas perspectivas.