PORTFÓLIO: Digitalize imagens ou faça fotos dos produtos que gostaria de mostrar às lojas. É importante tê-los guardados como arquivo no computador, porque muitos gerentes de compras pedem imagens antes de marcarem reuniões com fornecedores.
TIPO DE LOJA: Se o artesão estiver começando na profissão, deve dar preferência a lojas menores. Elas têm clientes cativos, que voltam todas as semanas em busca de novidades.
QUANTIDADES : Na conversa com o lojista, lembre-se de perguntar a quantidade de peças que ele pretende comprar. Assim, o artesão organiza a produção, sem perder prazos.
INTERNET: É uma importante ferramenta, com a qual é possível estabelecer contatos e divulgar o trabalho, inclusive no exterior.
FORMA DE VENDA: A consignação é a mais usada, pois não compromete o capital de giro de quem vende. O artista deve garantir sua porcentagem.
VALOR DAS PEÇAS: As peças artesanais podem custar até R$ 3 mil, dependendo do currículo e da fama de quem as produz. A procura do público pelo trabalho influencia o preço de venda e o tamanho do estoque.