A partir de 2014 mais de 16 milhões de consumidores deverão receber a declaração anual de imposto de renda já preenchida pela Receita Federal e só terão o trabalho de confirmar os dados. O próprio fisco vai calcular o imposto a pagar ou o valor a restituir. “Vamos postar as informações no ambiente da internet e o contribuinte não precisará fazer download nem preencher qualquer item”, informa o subsecretário de Atendimento, Arrecadação e Cobrança da Receita Federal, Carlos Roberto Occaso.
A medida anunciada no fim de 2011 já passou por todas as fases de estudos. “É preciso tempo para que o contribuinte se informe e se interesse pela modalidade”, diz. Serão beneficiados os contribuintes que já fazem a declaração simplificada, com apenas uma fonte pagadora e desconto padrão.
A declaração será feita com base nas informações da fonte pagadora, nas declarações anuais anteriores e nas informações que o sistema financeiro presta ao fisco sobre as pessoas que têm investimento com rendimento. O contribuinte que tiver duas ou mais fontes de rendimentos terá que preencher a declaração como hoje. Quem encontrar informação incorreta ou um dado que precisa ser alterado será orientado a baixar o programa e preencher a declaração.