Demand side plataform, ad exchanges, CTO, CIO e análise swot. Profissionais e empreendedores que pretendem se aventurar no mercado digital precisam estar atentos a esses e vários outros termos e siglas usados deste universo, que engloba áreas como tecnologia da informação e redes sociais.
Esses termos, assim como as novas tecnologias, surgem num piscar de olhos. O segmento, inclusive, descreveu toda uma ramificação de cargos, com nomes como CTO (chief technology officer) e CIO (chief of information officer) e muita gente não sabe qual a função de cada um.
A seguir, alguns termos que devem estar na ponta da língua dos profissionais do setor:
* AD EXCHANGES: São plataformas tecnológicas que facilitam a compra e venda de mídia on-line. A tecnologia oferecida por uma ad exchange cria uma espécie de mercado, no qual aqueles que ofertam espaços publicitários podem conectar-se com aqueles que precisam. * ANÁLISE SWOT: É um processo de identificação de quatro fatores – forças (strengths), fraqueza (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) – que permitem que se verifique a posição estratégica de uma empresa no mercado em que atua.
* B2C: Sigla para “business to consumer”: são todos os processos que permitem que o consumidor final possa adquirir um produto pela internet.
* EDI: Eletronic data interchange ou, um português eletrônico de informações, é a troca automatizada de informações de negócios entre uma empresa e seus parceiros comerciais, de acordo com um padrão internacional.