Escolha o perfil mais adequado às suas necessidades:
Marcelo Cabral, Cláudio Gil e Cláudio Domênico são unânimes em explicar que não existe exercício universal. É fundamental começar por aquele que mais se adapte às suas necessidades e expectativas. Eles dão dicas para auxiliar a escolher a melhor opção para você.
* Criança até 10 anos: Todos os esportes. Segundo Cabral, nesta fase é muito importante variar as atividades para experimentar o máximo de movimentos e adquirir repertório motor, fundamental para um bom desenvolvimento da coordenação e auxiliar na cognição. Se tiver que escolher um esporte, optar pela natação, que envolve condicionamento e coordenação, além de aumentar a segurança no mar e na piscina.
* Adolescentes: Musculação. Cabral diz que a orientação do professor é mais individualizada. Além disso, principalmente para as meninas, é uma ferramenta de prevenção para a osteoporose. É na adolescência que ocorre o pico de mineralização óssea e a musculação contribui bastante.
* Idoso: Uma das vantagens do exercício físico é que nunca é tarde para se começar, e por mais idosos que você seja, ainda vai usufruir dos benefícios e em poucas sessões, se sentirá melhor, frisa Cláudio Domênico. Marcelo Cabral sugere musculação para enfrentar a perda de massa muscular associada à idade, que leva à diminuição da força e da condição aeróbica, diminui a autonomia e pode contribuir para a aceleração de doenças metabólicas.
* Sobrepeso: Domênico salienta que para se perder peso o melhor é combinar exercícios e orientação nutricional. As pessoas com sobrepeso têm que ter calma, buscar perda de peso de forma lenta a gradual, e tomar cuidado redobrado para não se lesionarem. Cabral recomenda spinning ou qualquer outra prática aeróbica que não tenha muito impacto, como ciclismo, caminhada e natação. Por não terem muito impacto, elas permitem que se faça volumes maiores e, com isso, aumente o gasto calórico total, que é o mais importante para o emagrecimento.
* Obesos: Caminhada. É preciso ter grande gasto calórico no obeso por conta do próprio peso corporal. Com frequência, o obeso tem problemas articulares e a caminhada não oferece grande impacto. Não requer nenhum tipo de estrutura especial e pode ser incorporada facilmente na rotina de vida, destaca Cabral.
* Cardíacos: Cláudio Domênico observa que a idade que portadores de problemas cardíacos não devem realizar atividades físicas está ultrapassada. Hoje são totalmente recomendadas, mas este grupo antes de iniciar suas atividades físicas, deve ser submetido a exames e avaliado por um cardiologista. Marcelo Cabral diz que uma opção é usar bicicleta, mas somente com liberação médica. Ela é mais segura porque a resposta cardiovascular tende a ser menor.
* Asmático: Segundo Domênico, fora das crises a atividade física é recomendada.
Vale lembrar que vários atletas olímpicos são portadores de asma e, quando necessário, são autorizados a usar bronco-dilatadores para competir. Se você é portador de asma brônquica e deseja praticar esportes, converse antes com seu, médico. Uma boa opção é a natação, recomenda Cabral. O asmático precisa de um tempo maior tanto de aquecimento quanto na diminuição da intensidade após o exercício e um cuidado maior em ambientes frios e secos. A presença de um professor e a característica desse esporte facilitam o controle.
* Sedentários que nunca se exercitaram: Domênico diz que quanto mais fora de forma se estiver, mais depressa a pessoa se sentirá melhor, ou seja, em poucas sessões serão visíveis os benefícios da atividade física. Cabral propõe musculação ou pilates, que oferecerão orientações e progressão individualizadas.
* Fumantes: Caminhada. Eles precisam de atividade aeróbica e provavelmente a capacidade estará baixa. Terão que começar com uma atividade leve, pondera Cabral. O exercício é um forte aliado do tratamento do tabagismo.
* Estressado: O exercício físico é um dos mais poderosos recursos para se enfrentar o estresse, destaca Cláudio Domênico. “ Você consegue imaginar alguém jogando tênis, concentrado em acertar a bolinha, e ainda pensar nos problemas?” O exercício libera substâncias chamadas endorfinas, que promovem uma sensação de relaxamento e bem-estar.