O Banco do Brasil anunciou a ampliação de R$ 11,6 bilhões no limite de crédito de 303 mil micro e pequenas empresas que tenham conta no BB. Além disso, foram reduzidos os juros cobrados nas linhas que oferecem financiamento de capital de giro para companhias de pequeno porte - que tenham faturamento anual de até R$ 15 milhões.
O aumento no limite vale apenas para as operações de crédito que tenham recebíveis como garantia, ou seja, modalidades em que a empresa entrega ao banco duplicatas, cheques pré-datados ou outros tipos de pagamentos que serão recebidos de seus clientes como garantia de que o empréstimo será pago.
A medida anunciada pelo BB é semelhante à que foi adotada no mês passado para pessoas físicas. A mudança vai beneficiar apenas os clientes que, de acordo com os critérios do banco, tenham um bom histórico de pagamentos.
Para o BB, ser bom pagador significa, entre outras exigências, as de ter conta no banco há pelo menos um ano e nunca ter ficado inadimplente.
A redução dos juros, por sua vez, vale para todos os clientes que se enquadrem na definição de micro ou pequena empresa.