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Revista O Empresário / Número 132 · Julho de 2009



O Banco do Brasil está antecipando para mais de 30 milhões de clientes o cadastramento para o serviço de boletos eletrônicos.

A promessa é facilitar o pagamento de contas e, do lado das empresas, aumentar a segurança das operações e a rapidez no recebimento dos valores.

O serviço está integrado ao projeto Débito Direto Autorizado (DDA), coordenado pela Febraban, que deve começar suas operações em 19 de outubro.

O DDA vai substituir gradativamente os boletos de papel pela cobrança virtual. Em outubro, os documentos emitidos pelas diversas instituições financeiras contra o correntista cadastrado como “sacado eletrônico” serão armazenados na Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP).

No caso do BB, quando o cliente consultar sua conta - pela internet, nos caixas eletrônicos, da central de atendimento ou pelo celular - poderá verificar a relação de obrigações para agendar pagamento ou quitá-las.

A vida dos clientes que têm de pagar seus boletos também será facilitada porque o serviço dispensará a digitação de mais de 40 números que compõem os códigos de barra. Outra vantagem, é o recebimento de mensagens pelo telefone celular para avisar sobre novas obrigações.

Para a empresa que cobra (cedente) haverá mais rapidez porque a entrega dos boletos ao sacado eletrônico ocorrerá em um dia útil. Atualmente, o prazo é de até seis dias úteis após o registro.
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