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Revista O Empresário / Número 132 · Julho de 2009



Quais são os fatores que tornam uma empresa capaz de interpretar os fatos com rapidez suficiente para agir antes dos concorrentes? Em um momento de retração na demanda e de falta de liquidez, como o atual, essa pode ser, na verdade, a característica que fará algumas empresas crescerem em cima das fatias de mercado das concorrentes. A empresa que se destaca em meio a situações difíceis é aquela que gosta mais de fazer poeira do que comer poeira.

Existem, basicamente dois padrões: as que querem fazer história e as que se prendem aos resultados de curto prazo, o que acaba por imobilizá-las em períodos de crise. As empresas que têm visão de futuro são as que são capazes de arriscar mais, de ousar na comunicação com os clientes, porque sabem que os consumidores também ficam mais proativos e se tornam caçadores de oportunidades quando o dinheiro fica escasso.

A crise tem, sim, de ser vista como um momento de oportunidade e, para isso, não há outra receita senão investir, seja em novos produtos, seja em marketing.

Essa lição já começa a ser entendida pelas empresas.

Antes, em qualquer crise, as empresas começavam a cortar exatamente pelo marketing. Hoje, essa área é mais preservada. A atual crise vai impulsionar, por exemplo, o marketing segmentado, que estimula o ponto-de-venda, e o marketing mais personalizado.

Apesar do clichê, dizer que crise é sinônimo de oportunidade virou quase um mantra na boca de muitos empresários. Em um evento recente, a superintendente da rede varejista Magazine Luiza disse que o medo deve ser transformado em estratégia para sair da situação.

“É hora de investir e pegar o cliente dos outros”. afirmou.
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