A Receita Federal anunciou que colocou na internet um novo serviço para que o próprio contribuinte possa regularizar pendências na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O órgão criou umnovo extrato de declaração do IRPF, acessível pelo site www.receita.fazenda.gov.br, que detalha o tipo de pendência e o que é preciso regularizar, além de orientar sobre os procedimentos para resolver os problemas.
O mecanismo permitirá ao contribuinte acessar os extratos das declarações do próprio exercício e dos cinco anos anteriores. Hoje, por exemplo, ele teria acesso aos dados das declarações de 2004 a 2009. Antes, a Receita informava apenas a existência de pendências, que o contribuinte precisava resolver para não cair na malha fina.
O novo extrato do IRPF poderá ser acessado na página da Receita na internet por meio de um código de acesso ou por certificação digital. O código de acesso é a maneira mais simples e pode ser obtido no próprio site da Receita, mediante o fornecimento das seguintes informações do contribuinte: CPF, data de nascimento e os dois últimos recibos de entrega de declaração - 2008 e 2009.
Além de verificar pendências, o novo extrato permitirá ao contribuinte acompanhar o pagamento das parcelas do imposto (para quem tem imposto a pagar), alterar a opção de débito automático de cotas ou até o número de cotas, identificar problemas no depósito da restituição e parcelar possíveis débitos em atraso com a Receita.