Esse é o tempo máximo para o consumidor ser atraído para uma loja, segundo especialistas.
Entender o comportamento do consumidor é vital para o sucesso do negócio.
Os especialistas resumem em quatro letras - A, I, D, A - o processo de compra:
1 - Atenção
2 - Interesse
3 - Desejo
4 - Ação
Para fisgá-lo, são utilizados a propaganda (onde se encaixam ações de marketing inclusive as vitrines); a promoção de vendas (bônus, concursos, descontos, sorteios e vale-brindes); o merchandising e as equipes de vendas e relações públicas.
É recomendável definir claramente o público-alvo e evitar a síndrome do quero-tudo, ou seja, querer atingir todos os clientes.
A disputa acirrada pelo consumidor exige agilidade. Hoje, uma loja de rua deve mudar sua fachada a cada seis meses e utilizar outdoors, banners, faixas ou pôsteres, sem abusar de uma ou outra ferramenta.
O consultor de marketing do Sebrae-SP, Wlamir Bello diz que o consumidor tem 4 segundos para ser atraído a entrar numa loja. “Isso significa que o conceito do negócio tem que estar bem exposto na fachada, na vitrine, enfim, no layout do negócio”.