Marco da elegância e charme femininos, o salto alto também pode ser vilão para a saúde da mulher. Seu uso contínuo acarreta inúmeros problemas na coluna, joelhos e pés. O que ocorre na maioria dos casos é o encurtamento do tendão de aquiles - tecido que conecta o osso do calcanhar e o músculo da panturrilha.
Com o salto alto os dedos são forçados, pois o peso do corpo fica concentrado neles tirando a total participação do calcanhar, o que gera mais desconforto e problemas, principalmente dores na região da frente do pé.
O pé funciona como alavanca impulsionada pelos dedos, que precisam de espaço para se movimentar e garantir a troca de passos. Mas, quando estão apertados dentro dos sapatos, perdem a força de arranque e favorecem a pressão inadequada e a formação de calosidades.
Apesar de todas as críticas aos sapatos de salto alto, parece impossível às mulheres deixarem de usá-los. Para que o uso não seja totalmente proibido, tem de haver certa coerência. O Dr. Abdalla recomenda algumas modificações para reduzir os problemas.
PROBLEMAS COMUNS
*Encurtamento do tendão de aquiles
*Calos nos dedos
*Tendinites
*Má circulação - o que ocasiona varizes
*Dor na região da frente do pé
SUGESTÕES
*Alternar a altura do salto
*Preferir saltos plataformas
*Após o uso do salto, massagear os pés
*Alongar a panturrilha
*Para longas distâncias preferir saltos baixos ou usar tênis