Aliás é possível encontrar de tudo: roupas importadas, maquiagens, acessórios, sapatos, bolsas, perfumes, fantasias. Mas nem tudo é aconselhável.
Segundo a dermatologista Maria Inês Kavamura, é preciso tomar muito cuidado ao comprar um produto de segunda mão. Cosmético nem pensar! Como é usado direto na pele, pode causar uma doença bacteriana ou viral, como a herpes. Outro problema é a validade do produto que nem sempre está especificada. Quanto mais velho, mais riscos de causar alergia por causa de algum componente estragado.
Com os sapatos o cuidado é mais leve. Se tiver mau cheiro, o famoso chulé, é indício da presença de fungos e bactérias. Ponha- os no sol por duas horas e depois aplique remédio anti-fungo e bactericida. A radiação ultravioleta do sol ajuda a matar as bactérias.
Com as roupas basta uma boa lavagem. Inclusive com lingeries! Apesar de não ser um item muito procurado, pode ser usado numa boa, desde que seja feita uma higienização da peça.
Os acessórios têm passe livre. O único que merece uma atenção especial é brinco. Como está em contato direto com o furo da orelha, pode transmitir doenças. Antes de usar deve passar por uma boa limpeza, incluindo desinfetante. Cintos, cachecóis, echarpes, por exemplo, basta uma simples lavagem.
Deve se tomar cuidado também com as manchas! Um grande vilão é o desodorante. Em roupas brancas de algodão, se a mancha for clara, um bom tira manchas e sol dão conta do recado. Mas se ela estiver amarelada não vai sair.
As lavanderias possuem produtos próprios para tirar as manchas, mas se for muito utilizado o tecido pode ficar esbranquiçado. Quanto maior a qualidade do tecido, melhor as chances dele ser recuperado.
Mas algumas manchinhas não saem de jeito nenhum. É o caso do bolor e aquela mancha amarelada quando a peça ficou guardada por muito tempo. Causadas por um fungo, não há nenhum produto que funcione.
Tome cuidado também com peças em couro, apesar de parecer resistente, é um tecido delicado. Nem os produtos especializados das lavanderias conseguem tirar esse tipo de mancha.
Uma saída para o problema é um bom tintureiro! Se você gostou da roupa e a mancha não sai, a solução pode ser tingir. Para mudar sua calça jeans de cor, por exemplo, o preço médio é R$ 24. Mas não é só o jeans não, podem ser tingidos também algodão, sarja, moletom e veludo.(I)(exclusiva on line)