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Revista O Empresário / Número 121 · Julho de 2008



Para se ter sucesso com as vendas é preciso investir. A boa notícia é que esse investimento não precisa vir acompanhado de cifras astronômicas. A adoção de simples ações no ponto-de-venda já pode fazer com que o lucro do empreendimento aumente ainda mais.

O merchandising influencia e motiva a decisão de compra, o que é bastante interessante, já que grande parcela dos consumidores decidem o que comprar quando já estão dentro do estabelecimento. Um dos primeiros passos a serem definidos é quais ações podem ou não ser usadas, o que melhor se encaixa ao tipo de negócio.

O ponto-de-venda tem de comunicar as estratégias de marketing, seja na vitrine, por meio de ofertas ou por outras ações, da maneira que a criatividade ou as finançaspermitirem.

O empresário deve questionar-se constantemente se a maneira como age permite que o consumidor volte para uma segunda compra.

Os micro e pequenos empresários têm de saber aproveitar a grande proximidade que conseguem estabelecer na relação com os clientes.

O que fazer para cativar cada vez mais a clientela depende do quanto o empresário conhece o seu público e, para isso, é preciso traçar o perfil do consumidor. A melhor dica é conhecer as pessoas que compram os seus produtos e, a partir daí, focar as ações de acordo com os grupos.

Lay Out é importante a disposição dos produtos dentro da loja. Por oferecer uma quantidade menor de produtos, as MPEs têm de saber como optar pela melhor exposição dos itens.

VITRINE

A vitrine é o primeiro contato do cliente com a loja. Funciona como isca, como se fosse um outdoor do estabelecimento. No entanto, é fundamental saber como preenchê-la, pois de acordo com o especialistas, o poder de atração da vitrine dura entre 30 segundos a no mximo um minuto. Por isso é preciso facilitar a visão do cliente de fora para dentro, com a ampliação de vitrines e portas para que a loja se torne a mais convidativa possível.

TIPOS DE VENDAS

Há estabelecimentos que permitem o auto serviço, como no caso das farmácias, em que o próprio cliente escolhe e pega os produtos expostos que mais lhe agradam.

Há mais chances de se realizar uma compra com esse modelo. O consumidor se sente com mais liberdade para ver, tocar os produtos e decidir ou não se irá levá-lo.

Outro tipo é a assistida que conta com o auxílio do vendedor, que precisa estar bem treinado e atento para as necessidades dos clientes.

CADASTRO

Manter sempre vivo o contato com a clientela é outro exemplo: somente 37% das MPEs têm cadastro atualizado dos consumidores.

Outra lição importante é aprender a observar a loja como um todo para assim compreender melhor o seu funcionamento. Há um ditado que diz ‘ quando olho para a prateleira da minha loja, ela fala comigo’!

TELEMARKETING

Uma das ações mais usadas para manter a relação com a clientela é feita por telefone. Em datas comemorativas a loja deve realizar promoções. No entanto, antes da divulgação dessas ações, os primeiros a saber serão sempre os clientes.
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