QUEM É VOCÊ?
O PERFECCIONISTA
Vício emocional: a raiva
As pessoas do tipo são centradas na ação, têm um senso prático exigente, que dá prioridade às tarefas a serem realizadas. O vício emocional é a raiva, que, por ser inconsciente, é justificada com a atitude esforçada e auto - imagem virtuosa - “eu estou fazendo a minha parte”. O nome perfeccionista vem do alto nível de exigência, que as faz serem conhecidas como “ cri-cris”. Se isso tem que ser feito, não interessa se você gosta ou não, tem que ser feito...
O PRESTATIVO
Vício emocional: o orgulho
As pessoas são centradas na emoção, têm uma percepção aguda dos outros, tornando-se conquistadoras, que sabem como conseguir o que querem das pessoas. O vício emocional é o orgulho, que, por ser inconsciente, é justificado com a atitude solícita e a auto-imagem bem-intencionada. Essa emoção sustenta um comportamento baseado na sensação de auto-suficiência e capacidade. A atitude comum é a de “ eu posso, eu sei, eu faço”.
O BEM- SUCEDIDO
Vício emocional: vaidade
As pessoas que adotaram o tipo 3 são centradas na ação ou no planejamento, visando ao reconhecimento. Têm uma visão mercantilista, que os guia na sua perseguição pelo sucesso. O vício emocional é a vaidade, que, por ser inconsciente, é justificada como a atitude progressista e auto-imagem eficiente. O nome bem-sucedido vem do seu apego à imagem e ao valor que ela traduz; o sucesso é um meio de conquistar valor próprio.
O ROMÂNTICO
Vício emocional: inveja
São pessoas centradas na emoção, sensíveis ao ambiente e emocionalmente instáveis.O vício emocional é a inveja, que, por ser inconsciente, é justificada com a atitude insatisfeita e auto-imagem de singularidade.
O OBSERVADOR
Vício emocional: avareza
São centradas na mente, têm uma curiosidade pelo entendimento, tornando-se planejadores extremamente racionais. O vício emocional é a avareza, que, por ser inconsciente, é justificada com a atitude pouco expressiva e auto-imagem lógica e prudente.
O QUESTIONADOR
Vício emocional: medo
São centradas na ação ou na emoção, visando ao controle. São atentas e desconfiadas, embora não necessariamente expressem isso. Preferem se preparar a atirar-se de improviso. O vício emocionail é o medo, que, por inconsciente, é justificado com a auto-imagem do precavido e realista.
O SONHADOR
Vício emocional: gula
São centradas na mente, têm uma agilidade mental para lidar com várias coisas ao mesmo tempo, dando prioridade ao prazer. O vício emocional é a gula, que, por ser inconsciente, é justificada com a atitude entusiasta e auto-imagem de hábil improvisador. “Faço do limão uma limonada”.
O CONFRONTADOR
Vício emocional: luxúria
São centradas na ação, têm uma facilidade em mandar e liderar, dando prioridade à realização. O vício emocional é a luxúria, que, por ser inconsciente, é justificada com a atitude dominadora e auto-imagem tem de ser intenso e desafiador, numa atitude de “dar um boi para não entrar e uma boiada para não sair”.
O PRESERVACIONISTA
Vício emocional: indolência
São centradas na emoção ou na mente, têm uma atitude mediadora, dando prioridade ao bem comum. O vício emocional é a indolência, que, por ser inconsciente, é justificada com a atitude tranqüila e auto-imagem conciliadora. “Se cada um ceder um pouco, todos ficarão bem”.