Os bancos brasileiros estão se preparando para acabar com o papel nos boletos de cobrança, o que lhes permitirá reduzir custos. A partir de julho de 2009, os clientes que optarem por participar do DDA (débito direto autorizado) terão seus bloquetos armazenados nesse sistema virtual. Como hoje, o pagamento poderá ser realizado em qualquer agência do banco do qual se é correntista, pela internet, nas máquinas de auto-atendimento, pelo telefone ou programando para débito automático - basta consultar a lista de contas pendentes e permitir a cobrança de cada uma.
Boletos são emitidos, por exemplo, para o pagamento de aluguel e mensalidades escolares. Ficarão de fora da primeira fase do DDA as faturas de serviços públicos e de tributos.
“Os objetivos são eliminar o papel, pela nossa preocupação com o ambiente, e agilizar os processos para os clientes”, explica André Rodrigues Cano, diretor de serviços bancários de Febraban (Febraban Brasileira de Bancos). “Cria-se uma grande facilidade, maior até para os clientes pessoa jurídica, que trabalham com centenas de boletos por mês”.