Revista O Empresário / Número 173 · Dezembro de 2012
Cada pequeno som emitido por certos produtos – um estalido, um clique, um farfalhar, um zunido – pode ser memorável, gratificante até, e muitas vezes, sugere luxo, frescor, eficácia, segurança.
Na eterna campanha para persuadir o consumidor a gastar, empresas dão cada vez mais atenção a ruídos feitos por produtos e se desdobram para manipular cada barulhinho que produzem. Hoje, o som desponta como uma nova fronteira do marketing. É que pistas auditivas sutis podem fazer grande diferença para várias marcas, dizem empresas.
Em geral, o som emitido não é a primeira coisa que atrai a pessoa para um produto. Quando é bom, no entanto, o consumidor logo passa a apreciá-lo, dizem profissionais de marketing. Por exemplo, a Clinique lançou um rímel (o High Impact Extreme Volume) cujo tubinho dá um estalido suave mas bem nítido, ao ser fechado com a tampa que contém o aplicador.
O som garante à pessoa que a tampa foi rosqueada até o fim e que o líquido ali dentro não vai secar. O mais sutil, diz Owen, é que o clique transmite toda a elegância do produto.