Revista O Empresário / Número 173 · Dezembro de 2012
Disciplina e planejamento são qualidades fundamentais para o executivo que não quer trabalhar excessivamente. “Muitos profissionais se gabam por trabalhar muito, mas isso não é positivo. Dá para ser um bom profissional sem ter uma vida corrida e tumultuada”, diz o sócio da Aliance Coaching, Pablo Aversa. Para ele, ter momentos de estresse é saudável para o profissional.
O que não pode ocorrer é ter uma agenda impossível de ser seguida e metas abusivas.
“Aquele frio na barriga nos tira da zona de conforto e nos estimula a buscar cada vez mais desafios, mas quando a meta é inatingível e o desespero de não conseguir cumpri-la passa a ser constante, gera pânico”, pontua.
Segundo o diretor de educação da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) Luiz Edmundo Rosa, um pouco de estresse é uma reação natural do organismo e, até, aprovada pela Organização Mundial da saúde (OMS).
“Quando o estresse está ligado ao momento em que a pessoa concentra toda a sua energia para realizar uma tarefa com sucesso, ela faz com que a pessoa se sinta produtiva ao concluir a tarefa”, conta.