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Revista O Empresário / Número 139 · Fevereiro de 2010



Para vencer a concorrência em um mercado disputado você precisa tomar uma série de providências. Confira o que pode fazer.

Quem não se comunica...

Diz o ditado que a propaganda é a alma do negócio. De fato, uma empresa não vai para a frente se não souber se comunicar. Mas a propaganda, sozinha, não faz milagres. Ela só funciona se você cuidar de outros aspectos igualmente importantes, como a qualidade do produto ou serviço e o atendimento ao cliente. As várias formas de divulgação têm que ser coerentes e contribuir para criar e fortalecer a imagem de sua empresa para o público. Tudo o que você fizer ou deixar de fazer – desde o visual da fachada da loja até a maneira como trata os clientes – passará uma mensagem, positiva ou negativa.

Redes sociais

As comunidades, sites, blogs e fotologs permitem que as empresas interajam com os consumidores. Sem gastar um tostão, você pode saber quais dos seus produtos ou serviços fazem mais sucesso e divulgá-los na rede. Lembre-se de que o Brasil tem a maior média de usuarios de internet no mundo, com mais de 59 milhões de pessoas conectadas. E muitas costumam espalhar pela rede a sua opinião sobre as marcas que lhes agradam ou decepcionam.

Onde divulgar

A escolha de um ou outro meio depende de alguns fatores, como o público que se deseja atingir e a verba disponível. Não adianta querer divulgar a sua empresa em um jornal de circulação nacional se você não tem uma estrutura para distribuir seus produtos em todo o país nem funcionários para prestarem um atendimento satisfatório para todos. Se a sua atuação for regional, procure um veículo que fale diretamente com o público que lhe interessa.

Divulgação por e-mail

Para ser eficiente, uma campanha por e-mail marketing precisa levar em conta o perfil do público-alvo e nunca abusar da paciência dos internautas para ter e-mails comerciais. “Deve-se, acima de tudo, observar as regras de privacidade e de boas maneiras”.

Marketing por celular

Metade da população brasileira tem celular. Por isso, o envio de SMS, o famoso torpedo, transformou-se em um canal importante para atingir um grande número de clientes potenciais. Além da taxa de adesão, em torno de R$ 1.500, a empresa usuária paga à integradora (empresa que desenvolve o software usado no sistema e faz a ponte com as operadoras) valores proporcionais ao tamanho das mensagens enviadas. Um texto de 150 caracteres, por exemplo, custa entre R$ 0,20 e R$ 0,30 por assinante. É possível escolher apenas um grupo de pessoas, de acordo com o perfil da campanha.

Links patrocinados

Para anunciar em sites de busca como o Google, a empresa precisa comprar um pacote de créditos, cujo valor varia de acordo com o tipo e a quantidade de palavras-chave escolhidas. Os débitos ocorrem na medida em que os internautas acessam a página da empresa. Os cliques podem variar de R$ 0,30 a R$ 0,80.

Campanhas dirigidas

Escolha a dedo o público-alvo de suas campanhas. Quem atira para todos os lados, dilui recursos e perde eficácia na ação. É importante focar esforços na clientela mais rentável. Para identificá-la, o especialista recomenda peneirar, com a ajuda de notas fiscais, os clientes mais frequentes, os mais recentes, aqueles com maiores gastos e os que compram produtos variados.

Quanto mais dessas características um comprador reunir, mais rentável ele será.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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