AECambuí
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-2772
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» Comportamento.
» Comunicação
» Conselhos Úteis
» Consultas Boa Vista Serviço - SCPC
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» O que é Boa Vista SCPC?
» Serviços Prestados - AECAMBUÍ
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


Revista O Empresário / Número 139 · Fevereiro de 2010



Empresários tomam centenas ou milhares de decisões por ano, muitas das quais parecem sem consequência. Porém, mesmo os menores detalhes podem ser decisivos à sobrevivência do negócio. A seguir, os problemas mais comuns.

• Endividamento crônico – Com a retomada econômica, muitos empreendedores veem o aumento das dívidas como uma situação menos preocupante – o que não é verdade. Os empreendedores precisam ter total clareza dos motivos do endividamento e do destino dos recursos obtidos por financiamentos e empréstimos. Caso a dívida seja, de fato, maior do que a capacidade da empresa de pagá-la, é recomendável uma renegociação imediata.

• Sócios e funcionários errados – Várias companhias dão com os burros n’água por causa de disputas entre os sócios. Jamais entre num negócio sem um acordo por escrito. Numa outra escala, a contratação do empregado errado pode também ser explosiva. Se você não for o responsável direto pelas contratações, treine bem os funcionários encarregados delas.

• Contador errado – A tarefa principal do contador não é lançar dados em livros de registros, mas sim auxiliar a empresa na análise e nas decisões estratégicas de negócios. Ele precisa ter um conhecimento profundo das atividades da empresa que assessora. Um contador despreparado ou desatualizado é um risco altíssimo.

• Dependência excessiva – É comum, entre empresas pequenas, a dependência a um único cliente. Se ela o perde, os problemas podem ser incontornáveis. A resposta é a diversificação da clientela. Outra dica: como fornecedor, procure se tornar insubstituível. Assim, os riscos de ser cortado por um cliente diminuem.

• Caos em TI – Investir uma pequena fortuna em sistemas de informática de performance sofrível é o caminho certo para o desastre. Busque um fornecedor que não apenas tenha bagagem técnica mas também inspire confiança.

• Entrar numa guerra de preços – A concessão de descontos agressivos pode se tornar uma estratégia suicida. O único ganhador desta batalha é o cliente, que fica mal acostumado com os preços irrisórios. Na disputa pelo cliente, tente oferecer outros diferenciais. O fator preço é o mais arriscado para a saude do seu negócio.

• Aluguel caro – Você se entusiasma, e aluga a sede dos sonhos para o negócio. Isso pode ser uma bomba relógio. Parece óbvio, mas um negócio jamais deve ser iniciado ou expandido sem uma garantia de receita.

• Tornar-se antipático – Não é só o mau atendimento que afugenta clientes, mas também atitudes sutis, como não aceitar cartões de crédito de determinadas bandeiras ou ser inflexível nas formas de pagamento. São decisões totalmente justificáveis, mas podem irritar os clientes.

• Não inovar – Algumas empresas levam o lema do “em time que está ganhando não se mexe” ao pé da letra. A autocomplacência costuma se instalar nas empresas com uma velocidade espantosa. Em alguns casos, é até mesmo saudável incutir no negócio um leve estado de paranóia, como defende o fundador da Intel, Andy Grove.
Administração & Política
» Novidade na licença maternidade
» Como vencer a crise
» Lucro para os funcionários
» Médico de plantão
» Sabedoria popular
» Pesquisa dirigida
» A arte de empreender, segundo Beto Sucupira
» Armadilha política
» Pavio curto
» Férias
Colaboradores
» Lista de pedidos
» A felicidade
» O livro da vida
Comportamento
» Finanças: pais x filhos
» Vovó viu a internet
» Os tipos de memória
» Até quando guardar
Comunicação & Internet
» Internet prejudica nossa cultura
» Fale bem do seu negócio
Empreendedorismo
» Aprenda a contratar
» Confira as tendências do mercado
» Erros que matam empresas
Humor & Curiosidades
» Economistas são muito engraçados
» Desconto médico
» Ponto de vista
» Levando a vaca
» Promessa é dívida
» Diálogo na UTI
Jurisprudência & Segurança
» STJ beneficia empresários
» Justiça na língua dos "manos"
» Mudança na matrícula dos imóveis
» Se for roubado, inutilize o celular
Mercado de Trabalho & Educação
» Segredos dos vencedores
» Dicas para o sucesso
Rapidinhas do Leôncio
» Notas de janeiro
AECambuí - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide