Revista O Empresário / Número 139 · Fevereiro de 2010
Pesquisas feitas com alunos de cursos de informática para a terceira idade mostram que a tecnologia tem um impacto positivo na rotina de idosos e aposentados. Ao aprender a usar o computador e navegar na internet, grande parte dos homens e mulheres com mais de 65 anos se comunica mais com filhos e netos, faz novos amigos e se sente estimulada intelectualmente e integrada à sociedade.
As expectativas dos idosos ao aprenderem a usar o computador vão além da comunicação ou do acesso às informações cotidianas: elas estão relacionadas com a inserção no mundo atual, dominado pelos conteudos digitais, e com a sensação de independência e liberdade. Aprender a usar o computador é também ter conhecimento para lidar com a tecnologia em outros locais, como bancos, e para entender vocabulários e códigos que estão por toda parte.
PASSO A PASSO
Primeiros contatos: Para aprender a usar o computador, professores afirmam que os alunos precisam perder o medo de estragar a máquina, receio comum entre idosos. Aprendem sobre as peças, os botões, o teclado, o mouse, para ganharem familiaridade e perceberem que o computador não é tão frágil.
Configuração: A recomendação é configurar o mouse para que o cursor se mova mais lentamente na tela, o que ajuda quem está começando a controlar melhor o recurso. Outra dica é mexer na resolução da tela, para que imagens e letras fiquem maiores no monitor, facilitando a leitura.
Programas: Geralmente, os cursos para a terceira idade começam pelos programas de imagens e desenhos, por serem mais simples, funcionarem como um treino para o uso do mouse e terem barras de ferramentas semelhantes à dos editores de texto e dos navegadores da internet.
Texto: O passo seguinte é usar editores de texto, como o Word. Os alunos são estimulados a escrever. Uma atividade comum é escrever sobre algum texto literário ou jornalístico.
Internet: O último passo dos cursos é navegar na internet e abrir uma conta de e-mail. A dica é que professores ajudem os idosos a buscarem sites sobre temas de seus interesses.