Revista O Empresário / Número 139 · Fevereiro de 2010
PLANEJE SUA CARREIRA
Alie ocupação e vocação, pois é isso que dá eixo à sua carreira.
Desenvolva as competências necessárias para competir no mercado (técnica, comunicação mercadológica, marketing pessoal, relacionamentos no trabalho etc).
Invista na sua rede de relacionamentos. É o que vai fazer de você um profissional conhecido, lembrado e indicado.
Planejar é uma estratégia que aumenta as chances de sucesso.
Todo planejamento começa com a busca de uma visão de futuro a partir do presente.
Tenha em mente as bases externas para a execução do seu plano. Leve em conta sua área de atuação e o ambiente profissional.
Autoconhecimento é fundamental. Permite um melhor direcionamento das estratégias baseado na avaliação das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do ambiente externo.
Sempre que possível, faça a pergunta: o que deve acontecer para que eu alcance meu objetivo? Se o problema for, por exemplo, falta de formação adequada, invista nessa área.
As competências essenciais são aquelas indispensáveis para que você alcance seus objetivos. A integração delas se baseia na sua formação, experiência, interesses. Realce sempre o que você faz melhor do que qualquer outra pessoa.
O PERFIL DO PROFISSIONAL DO SÉCULO 21
Novas profissões: aquelas que promovam melhoria da eficiência dos processos e eficácia dos resultados, desde que haja responsabilidade social e ambiental. Cursos relacionados a engenharia de processos, meio ambiente, educação e tecnologia.
Empresas mais admiradas: notoriedade social, inovação, responsabilidade social, compromisso com o país e com seus empregados.
Empregados mais admirados: competência técnica com alta produtividade. Especialização acadêmica, mesmo que seja em nível de curso técnico. Objetividade, visão sistêmica, trabalho em equipe, proatividade, ética com a empresa e colegas e responsabilidade social.
Para níveis de liderança: domínio dos processos técnicos e organizacionais, habilidade de mensuração e correção de processos e resultados. Capacidade de produzir mais por meio da gestão de equipes de alto desempenho. Satisfação maior em realizar do que pelo status da hierarquia.