Revista O Empresário / Número 175 · Fevereiro de 2013
Levantamento mostra que, de janeiro a dezembro de 2012, ocorreram 2,14 milhões de tentativas de fraude por violação de dados cadastrais, quando criminosos usaram a identidade das vítimas para dar golpes financeiros. Este número foi superior ao de 2011 (1,96 milhão de registros) e de 2010 (1,87 milhão).
De acordo com a pesquisa, a cada 14,8 segundos um consumidor brasileiro é vítima de um criminoso que busca obter crédito com a certeza de não ter de pagar a conta ou com o objetivo de fechar um negócio com documentos falsos. De posse dos dados roubados, os golpistas agem, principalmente, na área de prestação de serviços.
Cuidados aos consumidores
* Não fornecer seus dados pessoais para pessoas estranhas.
* Não fornecer informações pessoais ou número de documentos por telefone e ter mais cautela com promoções e pesquisas.
* Não perder de vista seus documentos de identificação, quando solicitados para protocolos de ingresso em determinados ambientes ou quaisquer negócios.
* Não informar números dos seus documentos quando preencher cupons para participar de sorteios ou promoções de lojas.
* Não fazer cadastros em sites que não sejam de confiança.