AECambuí
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-2772
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» Comportamento.
» Comunicação
» Conselhos Úteis
» Consultas Boa Vista Serviço - SCPC
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» Serviços Prestados - AECAMBUÍ
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


Revista O Empresário / Número 175 · Fevereiro de 2013



O ambiente de trabalho acumula cada vez mais aparelhos eletrônicos e outras tarefas que podem arruinar a produtividade de qualquer profissional. Marc Hershon, especialista em marcas, que ajudou a criar os nomes BlackBerry, Pavilion, Pentium, PowerBook, lançou um livro chamado “Odeio Gente – Livre-se dos idiotas do local de trabalho e faça exatamente o que você quer”. Leia abaixo a entrevista com dicas para neutralizar todos os desperdiçadores de tempo do ambiente corporativo.

É ruim um profissional assumir que prefere trabalhar sozinho?
MH: Hoje, a maioria das empresas busca contratar colaboradores que saibam atuar em equipe.
- A honestidade é a melhor política, mas recomendo usar um pouco de diplomacia e discrição. Não é novidade que pessoas sinceras são colocadas em “água quente”.
O objetivo de todo solista é ser o mais produtivo possível. Se o colaborador planeja trabalhar sozinho, recomendo que ele diga aos superiores que o ambiente de trabalho é ótimo, mas seria excelente reservar diariamente um breve período dedicado somente ao trabalho. O próximo passo, se o chefe aceitar esta condição, é prolongar esta tática durante o horário de expediente com o passar dos dias.

Trabalhar sozinho não torna a conclusão de um árduo trabalho uma tarefa mais difícil?
MH: Isso depende da ambição do profissional e da área de atuação. Se a pessoa se sente uma perfeita solista, é mais fácil contratar pessoas para terminarem os detalhes de um projeto e, então, dedicar tempo para as necessidades do grupo, que pode melhorar suas habilidades e conduta.

O que você pensa sobre os chefes? Eles sabem como agir honestamente com a equipe e lidar com as regras do ambiente corporativo?
MH: Os superiores tendem a agir e concluir suas obrigações de acordo com as pessoas sob sua responsabilidade. Alguns chefes são bons, a maioria é satisfatória e outro grupo é bem ruim. Na maior parte das vezes, o próprio diretor da empresa pensou que esta pessoa seria qualificada para o cargo de chefia e cedeu este lugar para cuidar de assuntos mais importantes da corporação. O diretor pode ser um solista, mas a empresa pode ter crescido muito e este executivo perdeu a habilidade de ser um bom líder. O perfil do profissional que prefere trabalhar sozinho não é o mais indicado para cargos de gerência.
O melhor a fazer é contratar alguém ainda mais qualificado para cuidar da empresa, enquanto planeja outros trabalhos.

Você pode citar exemplos de trabalhos bem sucedidos feitos por solistas?
MH: Em 2000, diferentes empresas produziam reprodutores de MP3, mas ninguém parecia querer comprar um aparelho com esta função. Tony Fadell, ex-engenheiro da Apple, planejou usar um disco rígido dentro de um dispositivo eletrônico com o objetivo de guardar milhares de músicas e ainda usar serviços de compras. O projeto inicialmente fracassou, mas Steve Jobs reconheceu a importância do aparelho e incluiu esta ideia no trabalho em andamento sobre o iTunes e iPod.
Já o Orkut foi criado por Orkut Büyükkökten como um projeto independente durante a universidade e enquanto trabalhou para o Google. Além disso, muitas startups são criadas a partir da visão de solistas que buscam as capacidades organizacionais de pessoas mais conservadoras para encontrar o sucesso.
Outros exemplos são o sistema de edição Video Toaster criado em 1990 pelo engenheiro Brad Carvey, o serviço Napster de compartilhamento de arquivos de música feito por Sean Parker e o primeiro navegador de internet chamado WorldWideWeb desenvolvido por Sir Tim Berners-Lee em 1990.
Administração & Política
» PEQUENAS EMPRESAS NA MALHA-FINA
» CARA DE PAU
» PAIXÃO PRESIDENCIAL
» INSUPORTÁVEIS
» DILEMAS DAS EMPRESAS FAMILIARES
» SUFOCO MINEIRO
Colaboradores
» FOCALIZE O CERTO
» A EXPERIÊNCIA
» A ARMA LETAL
» O AJUDANTE
Comportamento
» SUPERSTICIOSAS
» PREGUIÇOSOS
» FUI DEMITIDO
Comunicação & Internet
» GOOGLE X FACEBOOK
» MSN VAI ACABAR
» MARKETING NÃO RESOLVE TUDO
» TORRE DE BABEL
Empreendedorismo
» GURUS DÃO AS DICAS PARA SEU SUCESSO
» APAGÃO DO BOM SENSO
Finanças
» AS LETRINHAS QUE ALTERAM A SUA VIDA
» APRENDA PARA NÃO ERRAR
Humor & Curiosidades
» HONESTIDADE
» O QUE É MELHOR
» A ESPERTEZA DOS CAIPIRAS
» A ISCA
» POR QUE O CÉU É AZUL
» MINEIRIN
Jurisprudência & Segurança
» NOVO CÓDIGO COMERCIAL
» A CULPA É DO BANCO
» CUIDE BEM DOS SEUS DOCUMENTOS
» CARTEIRA DE TRABALHO VAI ACABAR
Mercado de Trabalho & Educação
» QUERO TRABALHAR  SOZINHO
» PAUSA PRODUTIVA
Utilidade Pública
» NÃO MORRA PELA BOCA
Variedades
» RAPIDINHAS DO LEÔNCIO
AECambuí - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide