Revista O Empresário / Número 175 · Fevereiro de 2013
O Google Inc. está usando uma tática polêmica para desafiar a Facebook Inc.: exigir que as pessoas usem a rede social Google+. O resultado é que uma pessoa que crie uma conta para usar o Gmail, You Tube e outros serviços da Google, estará também entrando nas páginas públicas do Google+ que podem ser vistas por qualquer pessoa on-line.
O Google+ é rival do Facebook e uma das iniciativas recentes mais importantes da empresa, à medida que ela tenta gerar mais receita, é com a publicidade on-line. Os usuários do Google+ são encorajados a criar “círculos” digitais de amigos e passar o tempo interagindo com eles no site Google+, semelhante ao Facebook. Tanto a Facebook quanto a Google geram a maior parte de sua receita com a venda de anúncios. Mas a Facebook tem algo que a Google quer: o site Facebook pode associar as atividades on-line dos usuários a seus nomes reais e também sabe quem são os amigos dessas pessoas. Executivos de marketing dizem que a Google vem lhes dizendo que uma maior integração do Google+ com seus muitos outros produtos permitirá que a Google obtenha este tipo de informação e possa direcionar aos usuários anúncios mais relevante e, portanto, mais rentáveis.