Revista O Empresário / Número 175 · Fevereiro de 2013
Sem conhecer a concorrência e o mercado em que pretende atuar, não há como atrair clientes. Sem atrair clientes, não há como ter capital para manter as portas abertas. O que parece óbvio ainda é o principal motivo que leva as empresas a fecharem as portas: falta de planejamento financeiro e estratégico. Assim como se fala em apagão de mão de obra, no país há também o apagão de gestão empresarial.
A competição é acirrada, as mudanças tecnológicas, constantes. “Não há como se manter no mercado, se você não entende o seu negócio”, diz Luiz Barreto, presidente do Sebrae.
Uma pessoa leva até 20 e poucos anos para conseguir a aprender a se sustentar financeiramente e pagar suas contas. Com uma empresa, não é diferente. Tem um tempo para isso. Entre os motivos que levam as empresas a fechar as portas, também está o conflito entre os sócios. Há momentos de paz e de guerra.
O mais indicado é fazer um contrato, mesmo que seja de gaveta, esclarecendo as responsabilidades e as obrigações de cada um. Enquanto os sócios ficam brigando para ver quem tem a maior participação, a empresa não tem dinheiro nem para pagar as contas.
Além de separar as funções de cada sócio, a recomendação é para que os empreendedores separem o patrimônio da empresa do pessoal. Seis em cada dez empresas que fecham as portas perdem recursos e parte dos empreendedores não consegue recuperar o investimento. A maioria dos empreendedores que encerra seu negócio, volta ao mercado como empregado com carteira assinada.