Numa empresa, quando se delega as responsabilidades com equilíbrio, cada pessoa da equipe assume sua tarefa perante os outros sem medo. Porém, o que fazer quando surgirem erros ou maus resultados no trabalho em grupo?
Bem, é possível solucionar os problemas também em conjunto, sem que haja a necessiadade de perguntar de quem foi a culpa quando algo saiu mal. Segundo informações do site da revista espanhola Emprendedores, em seu livro "Cómo enfrentarse a situaciones laborales difíciles" (Ed. Gestión, 2000), o autor Sid Kemp diz que "criar um ambiente de trabalho livre de culpa requer um esforço constante da equipe, e você [dono do negócio] tem a tarefa de guiar esse esforço e de velar para que tudo siga nessa direção".
Kemp mostra seis passos para conseguir livrar o ambiente de culpa. Leia-os abaixo.
1 – Reconhecer que a culpa existe. É algo que criamos todos juntos e que temos que trabalhar em conjunto para eliminar
2 – Reconhecer que a culpa não acrescenta nada à produtividade. A culpa é algo estático, que interfere na comunicação, que traz lentidão aos processos e que reduz a produtividade
3 – Comprometer-se com o ambiente laboral de uma equipe, baseado no respeito e na idéia de que todo mundo é um adulto que quer fazer o melhor possível em seu trabalho
4 – Manter um trabalho bem estruturado, uma posição adequeada para criar
5 – Estabelecer reuniões regulares e eficientes para obter informações da situação e marcar a direção adequada a ser seguida
6 – Receber informes sobre a posição de cada membro do grupo, insistindo em saber a verdade, inclusive quando soubermos que as notícias serão negativas