Quem nunca acordou com vontade de continuar na cama? A falta de energia pela manhã, embora seja comum, pode comprometer o rendimento no trabalho e na vida social. Mudando alguns hábitos e balanceando a alimentação, é possível reverter esse quadro e dar um gás no início do dia.
De acordo com o médico Alberto Ogata, presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), despertar é um processo mais complexo do que simplesmente desligar o despertador e se levantar. Acordar, segundo ele, envolve inúmeros processos físicos e bioquímicos no organismo que ocorrem gradualmente.
"Devemos dar um tempo para o nosso corpo realizar todas estas mudanças. O pesquisador americano John Kabat Zinn demonstrou que devemos sempre ter a consciência do momento presente, e realizar as atividades de maneira gradual. Nada de fazer as atividades de maneira automática, pensando em mil coisas ao mesmo tempo e sempre tentando antecipar o que ocorrerá daqui a algum tempo. Isso gera cansaço, estresse e falta de energia", explica Alberto.
O médico alerta que começar o dia sem um bom café-da-manhã é como ligar um carro sem gasolina. "Uma alimentação equilibrada no início do dia dá mais energia, melhora a memória e ajuda a controlar o peso. Assim, não haverá necessidade de suplementos ou complexos vitamínicos", aconselha.
A nutricionista Vanessa Góes, do Conselho Regional de Nutricionistas do Rio de Janeiro, concorda. Ela diz que refeições balanceadas são fundamentais para ganhar uma boa dose de disposição diária. Segundo ela, o açúcar é um dos piores inimigos da energia. Embora em princípio ele atue como energético, após algum tempo deixa o indivíduo letárgico, além de baixar sua imunidade.
Alimentos à base de farinha refinada (como pães e biscoitos), laticínios, massas e frituras pesam no organismo e dispendem muita energia durante a digestão. Ou seja: comer um farto prato de macarrão à noite certamente comprometerá a disposição do dia seguinte. "Para dar aquele gás no dia-a-dia, sugiro alimentos crus, como saladas, folhas verdes, sucos naturais e frutas", sugere Vanessa.
Veja, abaixo, mais sugestões dos profissionais para energizar suas manhãs:
- Realizar atividade física, principalmente pela manhã, ajuda a estimular o corpo e a mente para um dia produtivo. Para quem não tem muito tempo, caminhar um pouco (pode ser até mesmo até o ponto de ônibus, a estação do metrô ou o estacionamento no trabalho) ajuda a ativar a circulação sangüínea, movimentar os músculos e as articulações e arejar a mente. Mas para quem tem pode, realizar atividades aeróbicas (andar de bicicleta, caminhar ou correr), associadas a exercícios musculares e ao alongamento é a melhor receita para uma vida saudável.
- Participar de atividades que melhoram a consciência corporal e ajudam na concentração, como a yoga e a meditação, é muito bom para aumentar a energia no dia-a-dia, estimulando a vitalidade do corpo e do espírito.
- Se você trabalha sentado boa parte do dia, separe cinco minutos para alongar o corpo. Fique de pé ou, mesmo sentado, incline o corpo para trás e dê uma boa espreguiçada, alongando ombros e pernas. Um bom alongamento reaviva a circulação sangüínea e dá uma boa energizada.
- Evite fast-food e frituras. Sanduíches não alimentam, pesam no organismo e são de difícil digestão.