Falas claras e bem pontuadas, olhares atentos, gestos expressivos e muito autocontrole. Nos dias atuais, falar bem e saber responder com maestria qualquer tipo de pergunta, mesmo as mais provocativas, não são habilidades que ajudam apenas nos embates políticos.
No mundo corporativo, ter boa expressão verbal também faz muita diferença para os executivos. Saber falar bem é muito importante na empresa.
Tem mais sucesso quem sabe se expressar melhor, pois vivemos de relações com outras pessoas, precisa saber transmitir entusiasmo para seu grupo, compartilhar a visão de negócio e convencer todos a seguirem o sonho do executivo. É isso que classifica a liderança. Para o especialista em oratória Reinaldo Polito, outros pontos ajudam na vida corporativa. “ É preciso tomar cuidado com a linha de argumentação, pois num processo de negociação ou na hora de divulgar uma decisão não se pode ser surpreendido por dúvidas do ouvinte” diz. Segundo ele, diferentemente do que acontece na política, não é bom transformar uma apresentação em espetáculo. “ O profissional pode perder a credibilidade e parecer artificial. Não se pode perder a espontaneidade”, diz.
A fonoaudióloga Glória Beuttenmüller, conhecida como Glorinha, tem sua receita: “Numa discussão, o ideal é dar uma pausa e começar com um tom de voz mais baixo, para manter o controle. Nunca grite, pois a voz aguda é como um carro sem freios, que não podemos controlar.” Glorinha é figura lendária no mundo da expressão verbal. Treinou atores, políticos e executivos ao longo de 40 anos.