Quem foi comprar roupa nos últimos meses estava em busca do básico bem feito, e não de modismos passageiros. O conforto é prioridade para os consumidores, seguido pelo bom caimento e preço baixo. A conclusão é da pesquisa “Comportamento de Compra do Consumidor de Vestuário”, feita pelo Instituto de Marketing Industrial (IEMI) com 4 mil, pessoas, entre 15 e 60 anos, em todas as regiões do país.
A pesquisa, que se refere às coleções de primavera-verão 2005/06, foi feita com base nas compras mais recentes de peças de vestuário. Ela mostrou que, ao contrário do que pensam muitos empresários de moda, não são as novidades que mais vendem. “A principal motivação ainda é repor peças do guarda-roupa”, diz Marcelo Prado, diretor do IEMI. A pesquisa também apurou que a maioria das pessoas (86%) havia comprado algum artigo de vestuário nos últimos dois meses. A média de compra foi de 2,3 artigos.
O uso casual é o destino das roupas para 38% dos entrevistados. Cerca de 75% das mulheres declarou que compra roupas mensalmente, contra 60% dos homens.
Outro ponto que chama a atenção é o fato que impulsinou a compra: para 70% das pessoas ouvidas, ela foi decidida pelos produtos expostos nas vitrines. A falta de fidelidade confirma o dado: somente 30 % dos consumidores se dizem fiéis a uma loja ou marca. Isso mostra o poder de venda das vitrines. E para ganhar clientes, segundo o diretor do IEMI, é preciso investir em marketing e divulgação do ponto-de-venda.
A pesquisa também apurou quais os produtos mais desejados, dentro das coleções de inverno que estão nas lojas atualmente. São eles: calça jeans, jaqueta/casaco e pulôver.
As classes Ae B são responsáveis por 56% do consumo, enquanto a classe C responde por 31%.
Pesquisa traça os hábitos do consumidor
Principal motivação é complementar o guarda-roupa ou substituir roupa velha...
40% o conforto é fundamental
70% a compra foi decidida pela exposição do produto na vitrine
35%comprou em loja multimarca
57% comprou em loja de shopping
30% é fiel à loja
43% das vendas ocorrem no fim de semana
70% não sabe quanto a roupa impacta no orçamento
86% comprou alguma roupa nos últimos 2 meses
Participantes
* 4 mil pessoas
*Entre 15 e 60 anos ou mais
*Em todas as regiões
*Das classes A, B e C.