Esquecer de levar um casaco, um remédio importante ou os óculos pode estragar a uma viagem. Saber arrumar as malas é o primeiro passo para qualquer viagem, seja um bate-volta de trabalho ou as mais longas. É essencial até mesmo para o bolso do viajante. Ultrapassar o limite de quilos de bagagem em um vôo, por exemplo, não é nada agradável. Aproveitar o espaço e levar as peças de roupas certas para cada lugar é fundamental.
Geralmente, deve-se levar somente a metade do que se tem vontade. Muita roupa só aumenta o peso da mala, além de deixar as peças amarrotadas. Opte também por roupas de cores neutras, que combinam mais. Em uma viagem de curta duração, o melhor é levar apenas um casaco e um terno. Por mais frio que esteja no lugar, uma pessoa só conseguirá usar um de cada vez. O segundo terno só é indicado caso haja muitos compromissos profissionais.
É bom evitar objetos que façam peso. Um livro que não será lido, por exemplo. Nas viagens mais longas, não podem faltar alguns itens necessários para primeiros socorros como termômetro, band-aid, anti-séptico, gaze, esparadrapo e tesoura. O medicamento que a criança usa sob recomendação do pediatra e, se possível, a indicação de algum médico no local de destino.
Caso viaje com um filho bem pequeno, as fraldas também não podem faltar. Os preços e as marcas oferecidas no destino podem não ser convenientes. No verão, não esqueça o protetor solar e o repelente.